Vista da cidade

Sobre nós

Sobre nós

Em 2019, a Organização das Nações Unidas elencou a poluição do ar e a mudança do clima, juntas, como o principal tema de atenção à saúde e convocou lideranças a se comprometerem com a Iniciativa Ar Limpo – uma série de ações com um propósito comum: alcançar uma qualidade do ar segura para a saúde dos cidadãos na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Tamanha preocupação resulta do fato de que a poluição atmosférica é a maior causa ambiental mundial de doenças e mortes prematuras, perdendo atualmente apenas para a pandemia de Covid-19.

A iniciativa Médicos Pelo Ar Limpo surgiu como resultado da união entre entidades e profissionais da medicina para convocar a sociedade a conhecer o problema dos impactos da poluição do ar e as consequências da mudança do clima na saúde humana e vida na Terra. 

 

Promovemos a qualificação do debate público e a criação de awareness no tema.

 

Quer juntar-se a nós? Faça parte!

O Brasil de hoje precisa de nós.
E o de amanhã ainda mais.

O que defendemos

A instituição da Política Nacional de Qualidade do Ar

Atualmente tramita no congresso o PL 10521/2018 que institui a Política Nacional de Qualidade do Ar e cria o Sistema Nacional de Informações de Qualidade do Ar.

A rede de Médicos Pelo Ar Limpo considera essencial a sua aprovação, para que o Brasil possa finalmente contar com a primeira norma legal federal que apoiará ações de redução, controle e monitoramento de emissões em todo o território.

A urgente implementação do Acordo de Paris

O Acordo de Paris é a principal referência e compromisso global em defesa da descarbonização do planeta na tentativa de frear a crise climática e o aumento da temperatura na Terra. 

Neste tema nosso país tem dado passos para trás. Registros revelam o aumento exponencial das queimadas - apenas no Pantanal registrou-se um crescimento de 200% entre 2019 e 2020. De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, a Amazônia deixou de absorver carbono e virou fonte de emissões. 

Defendemos a efetiva implantação de ações de combate e controle das emissões de gases de efeito estufa com políticas públicas e privadas alinhadas às metas estabelecidas na convenção das Nações Unidas.